Notícias PNGATI

Acompanhe as principais notícias e informes sobre a PNGATI

Indígenas discutem mudanças climáticas em reunião ordinária do Comitê Gestor da PNGATI

Em 7ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da PNGATI, lideranças indígenas mencionam descompasso entre acordos climáticos internacionais e propostas legislativas anti-indígenas em curso

Funai e MMA realizam segundo módulo de formação em PNGATI para o Cerrado

Segundo módulo do curso de formação em PNGATI - (Política Nacional de Gestão Ambiental e Territorial em terras indígenas) para o cerrado foi realizadona Sede da Funai, em Brasília, e instituições parcerias, em Goiânia - GO, entre os dias 21 e 25 de setembro.

Funai lança Cartilha “Entendendo a PNGATI”

A cartilha tem como objetivo apresentar, em uma linguagem acessível, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI.

Indígenas do Cerrado e Caatinga participam de oficina para implementação de Planos de Gestão Ambiental e Territorial (PGTA’s)

Os executores dos projetos foram capacitados na parte de gestão, monitoramento e avaliação, o que proporcionou subsídios e ferramentas para que essas iniciativas sejam implementadas com sucesso e tenham impactos e resultados positivos nas comunidades.

Durante último módulo, cursistas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, debatem propostas de implementação da PNGATI

Este é o último módulo que além de retomar as principais temáticas debatidas ao longo dos módulos passados, está socializando o resultado final das pesquisas colaborativas e propostas de implementação da PNGATI, contidas nos trabalhos de conclusão de curso de cada um dos cursistas.

MMA anuncia 66,5 milhões para 44% do território indígena da Amazônia

Recursos integram a Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI) e foram apresentados pela ministra Izabella Teixeira nesta quarta-feira (22/04).

Instrumentos de Proteção Territorial e Etnodesenvolvimento são debatidos no 2º dia de curso do 4º Módulo Curso em PNGATI para o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo

O segundo dia de curso, 24/02, trouxe experiências indígenas de vigilância e monitoramento territorial e de instrumentos de etnodesenvolvimento.

Retificação da lista dos candidatos Formar para Formar

A retificação contém a lista final dos candidatos para o Formar para Formar

Funai divulga lista de inscrições homologadas para o “Formar PNGATI, turma Cerrado”

São duas listas: a primeira com candidaturas homologadas e outra com as não homologadas.

4º Reunião Ordinária do Comitê Gestor da PNGATI

A reunião aconteceu nos dias 02 e 03/12, em Brasília-DF, no auditório do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Funai, MMA, ICMBio e Projeto GATI realizam último módulo do Curso Básico de Formação em PNGATI para o Bioma Mata Atlântica Sul/Sudeste

O quinto e último módulo do Curso aconteceu entre os dias 17 a 2/11 na Acadebio, Iperó/SP.

Conhecimentos tradicionais e atividades produtivas são debatidos nos dois últimos de curso PNGATI para o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo

[3º módulo do Curso Básico de Formação em PNGATI para o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo]

Durante aula de campo, cursistas testemunham impactos ambientais sofridos na TI Tupiniquim Guarani

A aula proporcionou aos cursistas conhecer locais na Terra Indígena Tupiniquim e Guarani onde há iniciativas de recuperação ambiental associadas a atividades produtivas e locais que sofrem com impactos ambientais provocados pelos empreendimentos que estão dentro e no entorno do território indígena.

Histórico da PNGATI é tema no segundo dia de curso

(3º Módulo do Curso Básico de Formação em PNGATI para o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo)

Terra Indígena Tupiniquim (ES) recebe o 3º Módulo do Curso Básico de Formação em PNGATI para o Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo

O módulo que iniciou ontem, dia 3 e vai até 7/11, acontece na aldeia Pau Brasil, na Terra Indígena Tupiniquim, localizada em Aracruz, no Espírito Santo.

Prorrogado prazo para inscrições de projetos para o Fundo Amazônia

A nova data é 21 de novembro de 2014. Adicionalmente, foi alterado o peso do critério de seleção.

Instrumentos de Gestão Territorial e Ambiental são debatidos no 4º Módulo da Formação em PNGATI para o Sul e Sudeste

O tema principal foi “Instrumentos de Gestão Territorial e Ambiental e Protagonismo Indígena”, que teve como objetivo identificar e debater os instrumentos e mecanismos de implementação da PNGATI, e como estes se aproximam das discussões de políticas públicas para os povos indígenas nas regiões Sul e Sudeste.