6 de agosto 2015

6ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da PNGATI

Ocorre nos dias 5 e 6 de agosto, na Sede da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, a 6ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (CG-PNGATI).

O objetivo principal do encontro é apresentar e discutir as ações e os resultados alcançados pelas Câmaras Técnicas, cujo objetivo principal é sistematizar e organizar informações, propor estratégias metodológicas e elaborar a minuta do Plano Integrado de Implementação da PNGATI (PI-PNGATI), para posterior apreciação e validação do Comitê Gestor e da Comissão Nacional de Política Indigenista – CNPI, dentre outros atores envolvidos no processo.

O encontro também ressaltou a importância do Plano Integrado como primeiro esforço coordenado de planejamento entre organizações indígenas, entidades parceiras e diferentes setores de governo com responsabilidade na implementação da PNGATI.

Ainda na primeira metade do evento, houve o lançamento de duas cartilhas diretamente ligadas aos objetivos da Política: "Entendendo a PNGATI" e "Selo Indígenas do Brasil".

A 7ª Reunião Ordinária do CG-PNGATI está prevista para os dias 3 e 4 de dezembro. Além da Funai, participam da reunião: Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Saúde, Ministério da Cultura, Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ARPINSUL), Instituto de Educação do Brasil (IEB), Instituto Socioambiental (ISA) e Comissão Yvyrupá.

Fonte: Portal da Funai