14 de maio 2015

Durante último módulo, cursistas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo, debatem propostas de implementação da PNGATI

Este é o último módulo que além de retomar as principais temáticas debatidas ao longo dos módulos passados, está socializando o resultado final das pesquisas colaborativas e propostas de implementação da PNGATI, contidas nos trabalhos de conclusão de curso de cada um dos cursistas.
Aula de campo. Foto: Nathan Potiguara
Aula de campo. Foto: Nathan Potiguara

Na última segunda-feira, dia 11 de maio, teve início na Terra Indígena Xakriabá (MG), aldeia Sumaré I, o 5º módulo do Curso Básico de Formação em Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI), turma Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo.

Este é o último módulo que além de retomar as principais temáticas debatidas ao longo dos módulos passados, está socializando o resultado final das pesquisas colaborativas e propostas de implementação da PNGATI, contidas nos trabalhos de conclusão de curso de cada um dos cursistas. Estão acontecendo momentos de reflexão e debate, com a presença de convidados e representantes de órgãos públicos, universidades e organizações da sociedade civil, sobre as potencialidades e desafios para implementação dos projetos propostos e planejamento de ações pós-formação. O módulo se encerra amanhã, 15 de maio (2014).

A iniciativa da formação é da Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Projeto Gestão Ambiental e Territorial Indígena (GATI), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF). Conta ainda com o apoio da Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme).

Local de realização das aulas, na aldeia Sumaré.

Ritual de abertura e visita à locais importantes na TI Xakriabá

O primeiro dia foi marcado por rituais e apresentações culturais dos anfitriões, os Xakriabá. Na mesa de abertura estavam presentes lideranças da Terra Indígena (TI), representante da CR Funai Minas Gerais e Espírito Santo, Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de São João das Missões, Apoinme e demais parceiros. Logo após houve a exibição e debate acerca dos vídeos “Índio Cidadão?” e “Acampamento Terra Livre 2015”.

O dia foi encerrado com a participação de Nilson Fábio, do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA) que falou das principais políticas públicas para produção agroextrativista, com destaque para questões de segurança e soberania alimentar, comércio justo, economia solidária e mercados institucionais de alimentação como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

No dia seguinte (12/05), aconteceu a aula de campo, onde as lideranças Xakriabá levaram os cursistas aos principais locais importantes da TI, que foram marcados por conflitos em decorrência da luta pela demarcação do território. Conheceram também lugares sagrados que representam a base da espiritualidade do povo Xakriabá.

Estiveram ainda na Casa de Medicina Xakriabá, no local de beneficiamento de frutos do cerrado advindos do extrativismo comunitário e na cozinha típica de culinária tradicional. Conheceram também o banco de sementes crioulas, local onde é armazenada uma grande variedade de espécies, importantes para a gestão e manutenção do cultivo de plantas que são a base para segurança alimentar das aldeias da TI. 

Seminário de Diálogo Intercultural

E desde quarta (13/05), está acontecendo o Seminário de Diálogo Intercultural, ainda como parte da programação do 5º módulo. Nesta ocasião os cursistas apresentam seus trabalhos de conclusão de curso e debatem junto com os convidados possíveis parcerias e perspectivas de implementação da PNGATI nas suas regiões.

E no ultimo dia, sexta-feira 16/05, os cursistas terão a oportunidade de visitar, junto com o ICMBio, o Parque Nacional Cavernas de Peruaçú, área de conservação integral que está sobreposta à TI Xakriabá. O local é dotado de belezas naturais, que além de representar um patrimônio paisagístico e abrigar espécies da fauna e flora importantes para a biodiversidade brasileira, também representa o patrimônio imaterial Xakriabá, pois o local é uma das principais referencias para a cultura e espiritualidade desse povo. 

Ritual de abertura do módulo
Visitando o banco de sementes tradicionais Xakriabá.