27 de novembro 2014

Oficina estabelece bases para construção do Plano Integrado de Implementação da PNGATI

Discussão entre os membros da Câmara Técnica para levantar dados para a matriz. Foto: ©Isabella Ferreira

Durante oficina, nos dias 20 e 21 de novembro, na sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Brasília (DF), membros da Câmara Técnica do Plano Integrado de Implementação da PNGATI do Comitê Gestor da PNGATI construíram coletivamente uma matriz de insumos do Plano Integrado de Implementação da PNGATI (PIIPGNATI). A oficina foi uma realização da Funai, por meio da Secretaria Executiva do Comitê Gestor da PNGATI, no âmbito da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM). A oficina contou com a participação dos membros indígenas, organizações indigenistas e órgãos de governo da câmara técnica, das coordenações gerais da Funai, representantes de organizações da sociedade civil, além de outros órgão de governo.

A matriz construída foi baseada nos eixos e objetivos específicos da Política e estabeleceu metas e prazos, com tarefas para cada membro da Câmara que representam órgãos de governo e movimento indígena e indigenista. Estes deverão levar a matriz para suas instituições discuti-la, revisá-la e validá-la internamente. A perspectiva é que esses órgãos de governo possam inserir ações de implementação da PNGATI no próximo Plano Pluri Anual (PPA 2016-2019).

Em dezembro, durante reunião ordinária do Comitê Gestor da PNGATI, a matriz será apresentada e discutida por todos os membros do CG. A intenção é que até o final março de 2015, o Plano Integrado de Implementação esteja concluído.