10 de agosto 2015

Funai lança Cartilha “Entendendo a PNGATI”

A cartilha tem como objetivo apresentar, em uma linguagem acessível, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI.
Jaime Siqueira apresentando a cartilha. Foto: Ascom/Funai
Jaime Siqueira apresentando a cartilha. Foto: Ascom/Funai

Ocorreu, nesta quarta-feira (05/08/2015), durante a 6ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor da PNGATI, na Sede da Fundação Nacional do Índio, em Brasília, o lançamento da Cartilha "Entendendo a PNGATI".

A Publicação foi produzida no âmbito do Projeto "Demarcação e Proteção de Terras Indígenas", coordenado pela Funai, com apoio da GIZ, e tem como objetivo apresentar, em uma linguagem acessível, a Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas – PNGATI, trazendo exemplos de iniciativas e experiências desenvolvidas em conjunto por povos indígenas, o Estado brasileiro e instituições e organizações parceiras.

Além disso, por meio da discussão dos objetivos e dos eixos temáticos, bem como do arranjo de governança e de implementação da PNGATI, pretende-se aproximar o texto da política às realidades das comunidades indígenas do Brasil.

Segundo Jaime Siqueira, Coordenador-Geral de Gestão Ambiental da Funai e um dos colaboradores da Cartilha, "o material detalha cada eixo da PNGATI, buscando apresentar exemplos de implementação da Política, trazendo uma série de exemplos e experiências com uma linguagem acessível. Ele servirá de apoio para qualquer iniciativa de formação e capacitação que for desenvolvida nas regiões".

Entender a PNGATI é o caminho para gestores públicos e indígenas trabalharem juntos em prol da sustentabilidade das terras indígenas brasileiras.

Fonte: Ascom-Funai

Faça o download da cartilha AQUI.