25 de abril 2014

Projeto GATI discute gestão territorial e ambiental na TI Taunay-Ipegue (MS)

O Projeto GATI vem discutindo a realização de estudos dos recursos hídricos para embasar discussões sobre a gestão territorial e ambiental na TI Taunay-Ipegue.

A promoção de ações de gestão territorial e ambiental de Terras Indígenas (TI) é ponto central do Projeto GATI. Em cada TI há temas específicos que são relevantes como pontos de partida para discutir essa gestão. Na TI Taunay-Ipegue localizada no Mato Grosso do Sul, o tema de principal preocupação das comunidades é a degradação dos recursos hídricos, pois os impactos nas cabeceiras e nascentes, muitas vezes fora dos limites da TI, têm causado o assoreamento e proliferação de plantas aquáticas.

Em conjunto com a Prof.ª Maria Helena da Silva Andrade, especialista em Ecologia Aquática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e que orienta acadêmicos indígenas da TI Taunay-Ipegue, o Projeto GATI vem discutindo a realização de estudos dos recursos hídricos para embasar discussões sobre a gestão territorial e ambiental naquela TI.  Assim, no dia 09 de abril, membros da equipe técnica do Projeto, acompanhados por lideranças e membros da “Família GATI”, responsáveis por iniciativas agroflorestais na TI Taunay-Ipegue, visitaram vários açudes, plantios agroflorestais e a horta escolar, que é apoiada por meio de microprojeto* e conta com apoio do Prof. Norton Rêgo, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Aquidauana. Além de trabalhar com as hortaliças convencionais, essa horta deverá ser utilizada para o plantio experimental de algumas espécies nativas de grande interesse da comunidade, tal como a guavira, fruto do cerrado também conhecido como guabiroba e gabiroba.

Equipe do Projeto GATI e membros da “Família GATI” na TI Taunay-Ipegue. Foto: ©Ney Maciel/Projeto GATI
Visita a um dos açudes da TI Taunay-Ipegue. Foto: ©Robert Miller/Projeto GATI
Visita a iniciativas agroflorestais – Aldeia Lagoinha. Foto: ©Robert Miller/Projeto GATI

No dia 10, junto com representantes indígenas da TI Taunay-Ipeque, membros da equipe do Projeto GATI reuniram-se em Campo Grande, no escritório da UEMS, com professores dos cursos de Geografia da UFMS e da UEMS (Geografia e Letras), e o Pró-Reitor de Extensão da UEMS, Edmilson de Souza. Nesta ocasião foi apresentada e discutida uma proposta de projeto para a TI Taunay-Ipegue, cujo objetivo seria a elaboração de um Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA), tendo o estudo dos recursos hídricos como o tema condutor. Esta proposta deverá ser apresentada ao edital que está sendo preparado pela Funai e que aplicará recursos do Fundo Clima/MMA na elaboração de PGTAs em TIs dos biomas Cerrado e Caatinga.

Reunião com professores da UFMS e UEMS, representante da Funai e Pró-Reitor de Extensão/UEMS, em Campo Grande, no escritório da UEMS. Foto: ©Robert Miller/Projeto GATI

Tanto as visitas na TI Taunay-Ipegue e a reunião em Campo Grande contaram com o apoio e interlocução do antropólogo e indígena Terena Paulo Baltazar, professor da UFMS, campus Aquidauana.

Saiba mais

O que são os *Microprojetos Indígenas?

É uma modalidade de financiamento do Projeto GATI para pequenos projetos de benefícios coletivos, cujas atividades envolvem plantios agroflorestais, roças agroecológicas, educação ambiental e valorização das práticas e conhecimentos tradicionais.