30 de abril 2014

Projeto GATI apoia o curso de Agricultor Agroflorestal do Pronatec na TI Cachoeirinha (MS)

O curso de Formação Continuada em “Agricultor Agroflorestal” acontece no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec e é uma realização do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Aquidauana, em parceria com o Projeto GATI.
Mesa de autoridades na abertura oficial do Curso. Foto: ©Renata Aguilar

No dia 26 de abril de 2014, na aldeia Babaçu, Terra Indígena (TI) Cachoeirinha, Mato Grosso do Sul, aconteceu a abertura oficial do Curso de Formação Continuada em “Agricultor Agroflorestal”, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Pronatec. O curso é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Aquidauana, por iniciativa do prof. Aislan Vieira de Melo, em parceria com o Projeto GATI, sendo a proposta foi construída durante a consultoria da antropóloga Graziella Reis de Sant’Ana em conjunto com o conselheiro e atual consultor do GATI, Leosmar Antônio. Contou também com o apoio de professores Renata Aguilar, Glaucio Leboso e Karen Abrantes, todos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Rebeceu também o apoio da “Família GATI”, um grupo de famílias da Aldeia Mãe Terra, TI Cachoeirinha, que desenvolve iniciativas de agroecologia e agroflorestas.

O curso será realizado nos finais de semana e terá duração de 200 horas, , com aulas práticas e teóricas, integralmente na TI. Toda a estrutura e conteúdos foram pensados a partir da realidade vivida e dos anseios das famílias indígenas. Os professores, indígenas e não indígenas, ministrarão aulas para uma turma de 40 alunos, composta por homens, mulheres, jovens e anciões, atingindo, dessa forma, vários segmentos da sociedade indígena Terena.

Danças tradicionais e falas de lideranças indígenas marcaram a abertura oficial do curso

A cerimônia de abertura contou com a presença do diretor geral do IFMS-Campus Aquidauana, prof. Delmir da Costa Felipe, da Coordenadora Adjunta do Pronatec IFMS-Campus Aquidauana, Débora Garcia, do supervisor do curso, prof. Aislan Vieira de Melo, de alguns professores do curso, dos consultores GATI no Mato Grosso do Sul, lideranças indígenas, alunos matriculados e comunidade.

Dança Terena Siputrena. Foto: ©Renata Aguilar.
Entrega de certificados. Leosmar Antônio e a aluna Marissol. Foto: ©Renata Aguilar

Organizada pelos jovens da “Família GATI”, que também são alunos do curso, a cerimônia teve algumas apresentações culturais, como as danças Siputrena e Kohixoti Kipaé, e falas de lideranças, dos representantes do IFMS e dos elaboradores do curso. Também foi distribuído parte dos materiais escolares para os alunos e, aproveitando o momento, houve a entrega dos certificados das oficinas ministradas durante o ano de 2013 em parceria entre IFMS, professores da UFMS e UEMS e o projeto GATI.

Para a aluna Marisol, o curso de Agricultor Agroflorestal será importante para a aldeia, pois trará novos conhecimentos, além de resgatar a cultura tradicional do povo Terena na produção de alimentos sem prejudicar a natureza. Já Leosmar pontuou que o Projeto GATI e o curso em específico “reforça o retorno do amor que a Mãe Terra tem nos dado, é uma oportunidade de ajudá-la a se recompor”, disse. Também ressaltou que as dificuldades que venham a surgir no caminho não serão obstáculos, mas, sim, os alicerces para a construção dos sonhos da ‘Família GATI’.