9 de julho 2014

Índios Xacriabá e Projeto GATI planejam ações de extrativismo tradicional

Participantes da oficina de planejamento. Foto: ©Projeto GATI

“Elaborar um plano de ação para o Projeto de Fortalecimento do Extrativismo na Terra Indígena Xacriabá” foi o objetivo de uma oficina realizada pelo Projeto GATI (Gestão Ambiental e Territorial Indígena – FUNAI/PNUD/GEF), nos dias 03 e 04 de junho, na aldeia do Barreiro Preto, Terra Indígena Xacriabá (MG), do povo indígena Xacriabá. A oficina reuniu lideranças, professores indígenas e membros da AIXABP (Associação Xacriabá do Barreiro Preto); representantes do CAA (Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas); da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros); ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e consultor do Projeto GATI do Núcleo Regional Nordeste 2.

Fortalecendo ações de extrativismo Xacriabá

As ações planejadas durante a oficina agregam três projetos que tem visam fortalecimento do extrativismo Xacriabá, que é uma das áreas de referência do GATI. Por meio do apoio técnico e financeiro do Projeto e demais parceiros, o GATI contribui com a promoção da segurança alimentar do povo Xacriabá, geração de renda, acesso ao mercado de produtos indígenas, fortalecimento cultural e a conservação ambiental nos biomas Cerrado e Caatinga.

As atividades planejadas até março de 2015 são:

  • Diagnóstico do agroextrativismo da TI Xacriabá - estão previstas oficinas de esclarecimento nas aldeias envolvidas e levantamento para entender como os Xacriabá realizam seu extrativismo tradicional. Também haverá o levantamento do cardápio da merenda escolar das escolas Xacriabá, com a ideia de propor um novo cardápio, priorizando a inclusão de alimentos extraídos da TI e garantindo uma alimentação mais saudável. Esta ação vai apoiar a inserção dos extrativistas Xacriabá no mercado institucional de comercialização de alimentos como o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar);

  • Capacitações em agroextrativismo e beneficiamento de frutos e plantas do Cerrado e Caatinga; um curso para as associações Xacriabá sobre PPA (Programa de Aquisição Alimentar) e PNAE; Intercâmbio para iniciativas de gestão comunitária de beneficiamento de frutos do Cerrado;

  • Estruturação do agroextrativismo Xacriabá – com a aquisição de equipamentos e realização de oficina de planejamento da sustentabilidade das atividades e relatórios.


SAIBA MAIS

Casa de Medicina Tradicional Xacriabá e Cozinha Tradicional Xacriabá

Conservação do pequi Xacriabá, na Casa de Medicina Tradicional e Cozinha Tradicional. Foto: ©Carlos Ferraz/Projeto GATI

Nos dois dias de oficina de planejamento, foram realizados almoços comunitários na Casa de Medicina Tradicional Xacriabá e Cozinha Tradicional,  localizada na aldeia do Barreiro Preto. Esta Casa/Cozinha é um espaço comunitário de beneficiamento de produtos extraídos da TI Xacriabá, para fins culinários e de medicina tradicional. No local são produzidas polpas de frutas como pequi, umbú, coquinho azedo, cagaita, buriti e outros. Há também uma horta com diversas espécies de plantas medicinais, cujo uso é coletivo. No local se realizam também almoços comunitários e eventos culturais.

(Veja na sessão ao lado, um vídeo sobre as práticas extrativistas Xacriabá de coleta de Pequi).