2 de dezembro 2013

PGTAIs: Seminário avalia planos de gestão construídos nas terras indígenas em Roraima

02/12/13

Desde 2011, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) desenvolve o Plano de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas em Roraima ( PGTAIs). Esta é uma atividade que tem como objetivo construir os planos, a gestão das terras indígenas demarcadas e homologadas a partir da realidade, da autonomia dos povos indígenas e suas comunidades, sendo construído de forma coletiva e participativa.

A atividade que tem a parceria as instituições públicas, a Fundação Nacional do Índio (Funai), da Universidade Federal de Roraima(UFRR), por meio do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena e as organizações parceiras The Nature Conservancy(TNC), Embaixada da Noruega, CAFO, Norad e demais já resulta em seis planos de gestão implantados. Os povos indígenas beneficiados pelo Plano de Gestão pertencem às terras indígenas: Terra Indígena Jacamim, TI Raposa Serra do Sol, região das Serras, pólo base Maturuca (2011), na região da Raposa, no pólo base Santa Cruz, na TI Anigal, região do Amajari (2012) e por últimos nas TIs Serra da Moca, Boqueirão e Mangueira (2013).

Por essa ocasião de construção junto as terras indígenas em Roraima, será realizado nesses dois dias, 2 e 3, o Seminário de Avaliação dos Planos de Gestão Territorial e Ambiental das Terras indígenas em Roraima(PGTAs), na sede do Conselho Indígena de Roraima em Boa Vista(RR).

O objetivo do seminário e avaliar os pontos positivos, negativos das atividades já construídas, sobretudo identificar novas propostas de construção em outras terras indígenas que também precisam de um plano de gestão. O consultor e colaborador Luciano Padrão, da organização parceira CAFOD, que há mais de dez anos presta serviço consultivo ao Conselho Indígena de Roraima e suas bases, também prestará apoio e orientação nessa avaliação. 

De acordo com a programação, hoje os participantes oriundos de todas as terras indígenas contempladas com os PGTAS vão avaliar a experiência do CIR e das comunidades na construção dos PGTAs, promover a troca de conhecimento entre os participantes das seis regiões, sistematizar as conquistas desde o principio da construção e refletir sobre os futuros passos para a gestão territorial e ambiental de suas comunidades indígenas.  

Após o termino do seminário, mais informações detalhadas quanto os encaminhamentos dessa atividade, que envolve tuxauas, mulheres indígenas, jovens, coordenadores regionais e a equipe do Conselho Indígena de Roraima, por meio da Secretaria do Movimento de Mulheres Indígenas atuante nas atividades já implantadas, Departamento Jurídico e o Departamento Ambiental e Territorial, executor dos PGTAIs.

Fonte: CIR (http://www.cir.org.br/index.php/component/k2/item/297-pgtais-seminário-avalia-planos-de-gestão-constru%C3%ADdos-nas-terras-ind%C3%ADgenas-em-roraima)