30 de setembro 2014
Indígenas Rikbaktsa de Cotriguaçu elaboram Plano de Gestão Territorial
A Terra Indígena do Escondido, da etnia Rikbaktsa, localizada no município de Cotriguaçu, região noroeste de Mato Grosso, tem, agora, uma importante ferramenta de planejamento: um Plano de Gestão Territorial. Elaborado pelos indígenas da aldeia Babaçuzal, com o apoio do Instituto Centro de Vida (ICV), o documento tem o objetivo de identificar e planejar ações prioritárias visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade para os próximos 20 anos.Traz informações sobre a situação atual, o que se deseja para o futuro e quais ações precisam ser desenvolvidas para isso.
O trabalho foi elaborado ao longo dos últimos três anos, no âmbito do projeto Cotriguaçu Sempre Verde, com a realização de oficinas que passaram noções básicas de cartografia, GPS, mapeamento colaborativo, avaliação e calendário ecológicos que geraram informações para o etnozoneamento. Depois, todas essas informações foram validadas a campo pelos indígenas.
No Plano de Gestão consta o detalhamento das ações prioritárias para cada zona territorial da aldeia, com informações sobre as categorias e formas de uso, ocupação e estratégia de segurança territorial da TI Escondido.
Veja a publicação aqui.
O Projeto
O projeto Cotriguaçu Sempre Verde foi desenvolvido ao longo dos últimos três anos com o objetivo de contribuir para a construção de uma nova trajetória de desenvolvimento socioambiental e econômico para esse município. Incluiu iniciativas de apoio a gestão ambiental municipal, bom manejo florestal, boas práticas agropecuárias, apoio à governança social e ambiental nos assentamentos e integração das áreas protegidas. Esse projeto foi concluído em julho de 2014. A partir deste segundo semestre, inicia-se uma nova fase do desenvolvimento dessas atividades, com expansão para outros municípios da região, através do projeto Noroeste: território florestal sustentável. Ambos os projetos contam com o apoio do Fundo Vale.
Fonte: Instituto Centro de Vida (www.estacaoviva.org.br)