Terra Indígena Xerente

Ficha Técnica

Nome
Terra Indígena Xerente
Objetivo
Modalidade
Artesanato
Principais Atividades
- Etnozoneamento - Programa de Compensação Ambiental Procambix (PROCAMBIX) - Zoneamento Sócio-Ecológico Participativo- ZSEP - Projeto Beneficiamento de Frutos do Cerrado e artesanato para geração de renda do povo Xerente. - Projeto: Proposta de prestar Assistência Técnica e Extensão Rural na Terra, através do diagnóstico e elaboração participativa de Planos de Melhorias de Iniciativas Econômicas Sustentáveis, visando o fortalecimento dessas iniciativas e respectivas organizações indígenas gestoras. - Implantação de uma horta comunitária associada a criação de frangos de cortes, reflorestamento, proporcionar segurança alimentar.
Resultados
Mecanismos
Instrumento(s)
Etnozoneamento
Bioma(s)
Cerrado
Etnia
Xerente
Entidade executora
Entidade financiadora
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
Associação Indígena Akwe AIA; Associação Indígena Xerente AIX; Mobilização dos Povos Indígenas do Cerrado MOPIC; Organização Indígena Aldeia Ktepo Xerente OIAKX; União Indígena Xerente UNIX
Comunidades envolvidas
Contato
Palavras-chave
Artesanato, Olericultura, Zoneamento Sócio-Ecológico Participativo

História

Venenos pulverizados por aviões em lavouras de cana-de-açúcar incidem sobre as aldeias localizadas nas áreas limítrofes da TI. Há presença de caçadores e pescadores não indígenas. Os atravessadores de madeira e artesanato atuam intensamente na Terra Indígena.Há planos de pavimentação da TO 010 (atualmente TO 245); monoculturas de cana-de-açúcar e soja; mineração de ferro pela Vale do Rio Doce na Serra Lageado, localizada no entorno da TI, além de assentamentos do INCRA também no entorno da TI. Os Postos de Fiscalização do PROCAMBIX e os antigos Postos
indígenas estão abandonados. A má gestão dos recursos do PROCAMBIX comprometeu a execução dos projetos. Dentre os principais problemas enfrentados atualmente na T.I e denunciados pelos Xerente, destacam-se: extração de madeiras; incêndios na mata; caça e pesca ilegal; passagem de rodovia estadual pela TI; invasão e retirada de marcos de delimitação por fazendeiros.
Todos os anos há muitos focos de queimadas. Há 15 brigadistas indígenas contratados pelo IBAMA em Tocantínia, porém, esse número é insuficiente para combater todos os focos, considerando-se a extensão da T.I.. Segundo os indígenas, a caça e a pesca estão escassas. Devido à bovinocultura existente em algumas aldeias, há áreas de pasto. Há também áreas onde foram realizados projetos de roça mecanizada durante o Procambix, as quais encontram-se degradadas, o que exige programa de gestão ambiental e projeto de reflorestamento, já pleiteado pela AIA - Associação Indígena Akwe, como contrapartida do projeto "Frutos do cerrado". Em maio de 2011 foi realizada visita técnica de um engenheiro ambiental, para viabilizar a instalação de um viveiro de mudas que representará a primeira etapa do processo de reflorestamento da área.
A principal fonte de renda dos Xerente é proveniente do programa bolsa-família. O artesanato é uma atividade relevante, porém há problemas na comercialização, dado a intensa presença de atravessadores que desvalorizam o preço dos produtos. Tal fator, aliado à escassez do capim dourado, que constitui a principal matéria prima, e a ausência de políticas de fomento por parte do governo estadual, comprometem e limitam a produção e comercialização do artesanato Xerente. Dentre as outras atividades sócio econômicas relevantes destacam-se: coleta de frutos, caça e pesca, roças tradicionais e criação de animais. O atendimento à saúde é precário, com apenas um veículo da SESAI para atender cerca de 3500 indígenas.

Depoimentos