Terra Indígena Caiçara/Ilha de São Pedro

Ficha Técnica

Nome
Terra Indígena Caiçara/Ilha de São Pedro
Objetivo
Modalidade
Principais Atividades
- Projeto Setsô Setsônica. Objeto: Capacitar mulheres indígenas – que são mediadoras e multiplicadoras junto aos seus respectivos povos em diferentes estados da Região Nordeste através da realização de oficinas de capacitação com qualificação em associativismo, cooperativismo, gênero, planejamento, orçamento, etnodesenvolvimento, revitalização e valorização dos conhecimentos tradicionais indígenas e práticas de transição ecológica. - Construção de viveiro ''temático'' na escola (apoio ONG Movimento Minha Terra)
Resultados
Mecanismos
Instrumento(s)
Bioma(s)
Caatinga
Etnia
Xocó
Entidade executora
Entidade financiadora
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
Associação Indígena das Mulheres Xocó
Comunidades envolvidas
Ilha de São Pedro e Caiçara.
Contato
Palavras-chave

História

Há extração de madeira, por parte dos índios, para venda de estacas, lenha e fabricação de carvão. A existência de propriedades no entorno, aliado a ausência de cercas periféricas permitem a invasão de animais, provocando conflito entre os índios e proprietários. Ocorre, eventualmente, invasão de terceiros para a caça ilegal. Alguns índios deslocam-se para usinas de açúcar da Zona da Mata de Alagoas para o corte de cana. É realizado desmatamento para formação de pequenas roças e lavoura de subsistência.
Por estar localizado em área de semi-árido, os cursos de água são temporários, exceto pelo Rio São Francisco que banha as comunidades. Há regiões de mata nativa, embora, degradadas, e sem matas ciliares. Não há processos erosivos significativos, tampouco desertificação. Após a retomada da área houve repovoamento da fauna, o que tornou a região atrativa para a prática de caça ilegal. O fogo é utilizado no preparo da terra para o plantio de lavoura. Não há registro de incêndio na área florestal da T.I.
A agricultura de subsistência constitui uma atividade fundamental para auto sustentação comunitária. Existe pastagens para gado e outros animais e a coleta restringe-se à matéria prima para confecção de artesanato. A pesca artesanal também é praticada. As comunidades exercem um papel relevante na política partidária do município. Organizadas em torno de uma associação, as aldeias acessam alguns benefícios de políticas publicas, tais como o Pronaf e o programa de habitação indígena da Caixa Econômica Federal. A comunidade dispõe de serviço de telefonia, transporte por via fluvial, posto de saúde, escolas e eletrificação rural. A coleta de lixo sólido, decorrente do consumo de produtos manufaturados, é realizado pela FUNASA e depositado em lixão fora da T.I.

Depoimentos