Projetos na TI Bracuí

Ficha Técnica

Nome
Projetos na TI Bracuí
Objetivo
- Diagnóstico Ambiental – FNMA
Modalidade
Extrativismo
Principais Atividades
- Projeto Enriquecimento de áreas de sub-bosque e floresta com a palmeira juçara e plantio da palmeira pupunha. - Viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e recomposição de área através do plantio de palmito Juçara - FUNAI. - Projeto: Psicultura/Produção de Tilápia. Meta: Reforma de 2 tanques, sendo 1 com 500m2 e outro com 700 m2 de lâmina d´água. Produção esperada de 1800 kg de pescado ao final do ciclo de produção beneficiando 200 indígenas de 40 famílias. PAT- 2011.
Resultados
Mecanismos
Instrumento(s)
Diagnóstico
Bioma(s)
Mata Atlântica
Etnia
Guarani
Entidade executora
Entidade financiadora
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
Associação Comunitária Indígena de Bracuí ACIBRA
Comunidades envolvidas
Contato
Palavras-chave
Manejo de Palmito, Palmáceas

História

Os Guarani acreditam que as terras do litoral leste foram habitadas por seus antepassados. Encontram sinais dessa ocupação tanto na toponímia regional como nas ruínas de antigas igrejas jesuítas semelhantes as que existem na região do alto Uruguai. Com relação à região onde se insere a “aldeia Bracuí” as discussões e interpretações dos nomes regionais têm correlatos específicos à história de ocupação Guarani e aos mitos de origem.

As relações dos Guarani com os recursos naturais são determinadas por regras muito bem definidas que vão compor o espaço social, político religioso e econômico que definem o lugar possível de realização do modo de ser Guarani.

Os Mbya, não estão em ilhas tão próximas ao mar, por conta de uma relação de caráter econômico e de subsistência com este. Ao contrário, tiram muito pouco do mar para seu sustento. Poucas espécies de peixes lhes são permitidas para o consumo. Isto é, somente àquelas criadas por Nhanderu. Os Guarani tem como base de subsistência, o mato. Portanto estabelecer seus Tekoa à beira do oceano, e nas próprias matas, se constitui num ideal concretizado.

Depoimentos