Terra Indígena Pirakua

Ficha Técnica

Nome
Terra Indígena Pirakua
Objetivo
Modalidade
Segurança alimentar
Principais Atividades
- Projeto: Agricultura/Produção de Alimentos. Meta: Feijão: plantio de 10ha com estimativa de produção de 10.000kg. Arroz: plantio de 10ha com estimativa de produção de 15.000kg. Milho: plantio de 30ha com estimativa de produção de 108.000kg. Mandioca: plantio de 20ha, com estimativa de produção de 500 toneladas. Amendoim: plantio de 02ha, com estimativa de produção de 800kg – PAT-2011. - Projeto de Gestão Ambiental Sustentável e Integrada do Aqüífero Guarani.
Resultados
Mecanismos
Instrumento(s)
Bioma(s)
Pantanal
Etnia
Guarani Kaiowá Guarani Ñandeva
Entidade executora
Entidade financiadora
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
Comissão dos Professores Indígenas Guarani e Kaiowá do Mato Grosso do Sul
Comunidades envolvidas
Contato
Palavras-chave

História

A noção do território Guarani se estende ao norte até o rios APA e Dourados e, ao sul, até a serra do Mbarakaju e os afluentes do rio Jejui. Sua extensão leste- oeste chega a uns 100km nos dois lados da cordilheira do Amambai (a linha fronteiriça Paraguai- Brasil) inclusive todos os afluentes dos rios APA, Aquidaban, Ypana, Arroyo Guasu, Aguaray e Itanarã do lado paraguaio e os rios Dourados, Amambai e Iguatemi do lado brasileiro.O conceito de “ terra Guarani” leva em consideração duas categorias: Tekoha e Tetã. São “instrumentos de pensamento”, através do quais o grupo social expressa sua concepção a respeito do espaço físico geográfico no qual se insere. O termo Tekoha, desta forma, deve ser entendido como lugar físico, isto é, a aldeia, onde se realiza o modo de ser, a cultura, o estado de vida. O Tekoha se apresenta com nitidez no espaço físico e é identificado por rios, córregos, colinas e outros acidentes geográficos que definem seus limites. Dentre os principais problemas encontrados na T.I. em questão destaca-se a entrada e comercialização de drogas na TI , por meio de vendedores ambulantes.
O Pai Retã ( pátria Pai) é uma selva tropical montanhosa com extensos campos. Os Guarani ocupam pequenas aglomerações de casas distantes 50 a 200 metros uma das outras na mata alta, perto de um córrego ou à margem de um campo natural. Montanhas ou colinas são considerados marcos deixados pelo Deus Criador e geralmente dão nome ao Tekoha mais próximo.
O uso médio da terra em cultivo oscila entre 3 e 5 anos. Depois de cinco anos de descanso serve outra vez para o plantio. Cada ano se prepara um novo roçado de ½ a 2 ha por família nuclear, especialmente para plantar milho branco, cujo cultivo é considerado sagrado e o mais delicado. Não se admite na mesma terra mais de uma ou duas colheitas. Nas terras consideradas gastas, perto do pátio das casas freqüentemente plantam frutas: cítrus, banana, abacaxi, bem como algodão e plantas medicinais de uso diário. Este sistema de cultivo rotativo admite a permanência de uma comunidade por várias gerações dentro de um perímetro relativamente reduzido.

Depoimentos