Sementes crioulas Xacriabá

Garantir a produção e o acesso as sementes crioula na Terra Indígena Xacriabá.

Ficha Técnica

Nome
Sementes crioulas Xacriabá
Objetivo
Garantir a produção e o acesso as sementes crioula na Terra Indígena Xacriabá.
Modalidade
Segurança alimentar
Principais Atividades
Produção de sementes crioula de milho e feijões, através de mutirões comunitários; Seleção das sementes, através de mutirões comunitários; Armazenamento das sementes crioula no banco de sementes, através de mutirões comunitários; Empréstimo de sementes crioula para famílias de agricultores Xacriabá; Gestão comunitária do banco de sementes nas aldeias Vargem e Sumaré III. Estas duas aldeias possuem banco de sementes crioula atualmente.
Resultados
Fortalecimento das tradições dos agricultores Xacriabá; Protagonismo das comunidades Xacriabá para organizar o funcionamento da produção, seleção e empréstimos das sementes crioula; Produção de mais de uma tonelada de sementes crioula de milho e feijões na TI Xacriabá nos últimos dois anos; Iniciativa que oportuniza maior segurança alimentar aos Xacriabá.
Mecanismos
Nenhum
Instrumento(s)
Bioma(s)
Cerrado
Etnia
Xacriabá
Entidade executora
Associação Indigena Xacriabá Aldeia Barreiro Preto (AIXABP)
Entidade financiadora
Recurso financeiro e humano próprio com apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) através de editais da Carteira Indígena.
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
AIXABP
Comunidades envolvidas
aldeia Vargem; aldeia Sumaré I e III; aldeia do Barreiro Preto; aldeia Caatinguinha; aldeia Custódio.
Contato
Nicolau Gonçalves Alquimim (presidente) (38) 9747-4945 Joel Gonçalves de Oliveira: aixabp@gmail.com (email)
Palavras-chave
Sementes, Segurança Alimentar, Banco de Sementes

História

Há muito tempo nesta Terra Indígena, os mais velhos trabalham com as sementes crioula Xacriabá. Nos últimos anos estas sementes vem sumindo, dando lugar a sementes que desconhecemos e não sabemos de sua qualidade e como vamos produzi-las. Hoje alguns Xacriabá percebem que as sementes crioula possuem mais qualidade e resistência ao clima da região e também maior valor cultural para o seu povo. A partir desta percepção, através da AIXABP, a comunidade das aldeias Vargens, Barreiro Preto, Sumaré III, Custódio, Caatinguinha fortaleceram o plantio, seleção, armazenamento e empréstimo das sementes crioula de Milho e feijões da TI Xacriabá. A ONG CAA apoiou a iniciativa através de assessoria técnica na organização da produção, seleção e armazenamento das sementes crioula. Atualmente nesta Terra Indígena existem bancos e campos de sementes crioula na aldeia Vargens e Sumaré III, que são administrados pelas respectivas comunidades junto com a AIXABP. Esta associação pretende ampliar os bancos e campos de sementes para as outras aldeias da TI Xacriabá e que para isto depende do apoio de instituições governamentais e principalmente interesse das outras comunidades e associações da TI. 

DEPOIMENTOS

Os projetos da AIXABP seguem a seguinte ordem: “desenho na mente, a tinta no papel e a mão na massa” (fala do Presidente da AIXABP Nicolau Gonçalves Alquimim);

 

“Precisamos construir e fortalecer uma rede na comunidade Xacriabá que atente e coloque a mão na massa para produção de alimentos tradicionais e saudáveis na nossa Terra” (fala do Presidente da AIXABP Nicolau Gonçalves Alquimim);

 

“Na produção das sementes crioula, a gente se reúne pra plantar, colher e selecionar. O empréstimo das sementes da para outras famílias de outras aldeias plantar també.  A união é importante aqui” (fala do Jorge agricultor da aldeia Sumaré III – Terra Indígena Xacriabá).