Sementes crioulas Xacriabá
Garantir a produção e o acesso as sementes crioula na Terra Indígena Xacriabá.
Ficha Técnica
- Nome
- Sementes crioulas Xacriabá
- Objetivo
- Garantir a produção e o acesso as sementes crioula na Terra Indígena Xacriabá.
- Modalidade
- Segurança alimentar
- Principais Atividades
- Produção de sementes crioula de milho e feijões, através de mutirões comunitários; Seleção das sementes, através de mutirões comunitários; Armazenamento das sementes crioula no banco de sementes, através de mutirões comunitários; Empréstimo de sementes crioula para famílias de agricultores Xacriabá; Gestão comunitária do banco de sementes nas aldeias Vargem e Sumaré III. Estas duas aldeias possuem banco de sementes crioula atualmente.
- Resultados
- Fortalecimento das tradições dos agricultores Xacriabá; Protagonismo das comunidades Xacriabá para organizar o funcionamento da produção, seleção e empréstimos das sementes crioula; Produção de mais de uma tonelada de sementes crioula de milho e feijões na TI Xacriabá nos últimos dois anos; Iniciativa que oportuniza maior segurança alimentar aos Xacriabá.
- Mecanismos
- Nenhum
- Instrumento(s)
- Bioma(s)
- Cerrado
- Etnia
- Xacriabá
- Entidade executora
- Associação Indigena Xacriabá Aldeia Barreiro Preto (AIXABP)
- Entidade financiadora
- Recurso financeiro e humano próprio com apoio financeiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) através de editais da Carteira Indígena.
- Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
- AIXABP
- Comunidades envolvidas
- aldeia Vargem; aldeia Sumaré I e III; aldeia do Barreiro Preto; aldeia Caatinguinha; aldeia Custódio.
- Contato
- Nicolau Gonçalves Alquimim (presidente) (38) 9747-4945 Joel Gonçalves de Oliveira: aixabp@gmail.com (email)
- Palavras-chave
- Sementes, Segurança Alimentar, Banco de Sementes
História
Há muito tempo nesta Terra Indígena, os mais velhos trabalham com as sementes crioula Xacriabá. Nos últimos anos estas sementes vem sumindo, dando lugar a sementes que desconhecemos e não sabemos de sua qualidade e como vamos produzi-las. Hoje alguns Xacriabá percebem que as sementes crioula possuem mais qualidade e resistência ao clima da região e também maior valor cultural para o seu povo. A partir desta percepção, através da AIXABP, a comunidade das aldeias Vargens, Barreiro Preto, Sumaré III, Custódio, Caatinguinha fortaleceram o plantio, seleção, armazenamento e empréstimo das sementes crioula de Milho e feijões da TI Xacriabá. A ONG CAA apoiou a iniciativa através de assessoria técnica na organização da produção, seleção e armazenamento das sementes crioula. Atualmente nesta Terra Indígena existem bancos e campos de sementes crioula na aldeia Vargens e Sumaré III, que são administrados pelas respectivas comunidades junto com a AIXABP. Esta associação pretende ampliar os bancos e campos de sementes para as outras aldeias da TI Xacriabá e que para isto depende do apoio de instituições governamentais e principalmente interesse das outras comunidades e associações da TI.
DEPOIMENTOS
Os projetos da AIXABP seguem a seguinte ordem: “desenho na mente, a tinta no papel e a mão na massa” (fala do Presidente da AIXABP Nicolau Gonçalves Alquimim);
“Precisamos construir e fortalecer uma rede na comunidade Xacriabá que atente e coloque a mão na massa para produção de alimentos tradicionais e saudáveis na nossa Terra” (fala do Presidente da AIXABP Nicolau Gonçalves Alquimim);
“Na produção das sementes crioula, a gente se reúne pra plantar, colher e selecionar. O empréstimo das sementes da para outras famílias de outras aldeias plantar també. A união é importante aqui” (fala do Jorge agricultor da aldeia Sumaré III – Terra Indígena Xacriabá).