Iniciativas na TI Krukutu

Diagnóstico em Comunidades Indígenas do Vale do Ribeira - Tenondé Porã e produção de mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica.

Ficha Técnica

Nome
Iniciativas na TI Krukutu
Objetivo
Modalidade
Principais Atividades
- Projeto: Diagnóstico em Comunidades Indígenas do Vale do Ribeira e Tenondé Porã. Meta: Elaboração de 1 diagnóstico participativo e 1 projeto para a região Sul de São Paulo capital. Elaboração de 1 diagnóstico regional participativo e 1 projeto para o Vale do Ribeira. PAT- 2011. - Produção de mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica. Tem como objetivo a ampliação da produção florestal de mudas de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica em 50.000 unidades, através de atividades agroflorestais técnicas e científicas aliadas ao conhecimento tradicional guarani.
Resultados
- Projeto: Fortalecimento do Plantio e Produção de Palmáceas. Meta: Após 6 anos 20.000 pés de juçara alcançam produção de 150.000 litros de polpa/ano e de 160 milhões de semente/ano. Um montante de 5.000 pés de açaí após 4 ou 5 anos podem alcançar uma produção de 17.500 cachos/ano, 45.000 litros de polpa/ano e 50 milhões de semente/ano; um montante de 5.000 pés de pupunha bem manejados podem alcançar após 1 ano e meio a produção de palmito de 4 toneladas/ano. PAT- 2011.
Mecanismos
Instrumento(s)
Bioma(s)
Mata Atlântica
Etnia
Guarani
Entidade executora
Entidade financiadora
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
Comunidades envolvidas
Barragem, Krukutu, Djejy´y.
Contato
Palavras-chave
Reflorestamento, Palmáceas

História

O histórico Guarani na região é marcado por disputas com grileiros, chacareiros e a SABESP pela terra. O grande problema que durante anos enfrentou a comunidade Guarani das aldeias Barragem e Krukutu foi a questão do pequeno espaço que foi delimitado para essas duas aldeias na década de 1980. As invasões progressivas das matas por loteamentos clandestinos, palmiteiros e chacareiros devastam grandes áreas para especulação imobiliária e deflagram mudanças no modo de vida indígena. Na T.I. Tenondé Porã as transformações ocorridas na economia decorrentes do contato com a sociedade envolvente tem provocado uma relativa mudança em certos padrões tradicionais.

O local está predominantemente sobre embasamento cristalino, constituído por rochas do período pré cambriano. Estas foram submetidas a pressões e temperaturas bastante elevadas, sendo também modeladas por condições climáticas específicas. A região então foi definida por tectonismo regional e por diversas fases de erosão, envolvendo dobramentos, reativações de falhas e remobilizações de blocos. As rochas predominantes são metamórficas como gnaises e migmatitos , com ocorrências ocasionais de magmáticas (granito). A agricultura enfrenta restrições devido ao relevo e a fertilidade, sendo regiões onde são mais recomendadas cultivos perenes, pastagens e florestas. Predominam na região as matas nativas (em sua maioria secundárias), reflorestamento (de pinus e em menor escala eucaliptos) e poucas pastagens.

Embora limitados pelas condições ambientais, os Guarani extraem da mata, grande parte dos alimentos para sua subsistência. A coleta, a caça e a pesca são fontes importantíssimas para manutenção física e cultural desse povo. Hoje a coleta e a roça (agricultura) tem uma importância maior do que a caça e a pesca, assim como a venda de artesanato que também tem adquirido importância substancial. Embora a mata existente dispersa por todas as 3 glebas que fazem parte da T.I. constitua-se em floresta de Mata Atlântica, apresenta-se ainda com uma composição florística bastante diversificada. Tal fato aliado ao pleno domínio que os Guarani Mbya e Nhandeva detém das espécies que ocorrem em seu território, permite o
aproveitamento econômico de grande parte dos recursos florestais ali existentes, seja na produção de artesanato, consumo alimentar, fins medicinais e rituais colocando esta atividade como a principal dentro do contexto sócio econômico. A agricultura constitui-se em uma das principais atividades da tradição Guarani de modo geral, seja no plantio de espécies convencionais voltados a sua alimentação e comercialização de excedentes, como e principalmente, pela presença de vários cultivos agrícolas tradicionais do grupo como: milho, amendoim, feijão, batata doce, cana de açúcar etc. A caça também é extremamente importante na contribuição da dieta Guarani.

Depoimentos