Etnozoneamento Terra Indígena Mamoadate  

Iniciativa dos Jaminawa e Manchineri para o Etnozoneamento da TI Mamoadate

Ficha Técnica

Nome
Etnozoneamento Terra Indigena Mamoadate
Objetivo
O etnozoneamento da Terra Indígena (TI) Mamoadate, localizada nos municípios de Assis Brasil e Sena Madureira, é um instrumento de planejamento dos povos indígenas para a gestão dos seus territórios. Ele foi realizado de forma participativa com os Manchineri e Jaminawa, considerando a presença de “índios isolados”. Seu propósito tem sido contribuir com o processo de autonomia dos povos indígenas Manchineri e Jaminawa, respeitando a diversidade cultural.
Modalidade
Fiscalização/Monitoramento da Terra
Principais Atividades
• Consulta de documentos e de fontes bibliográficas sobre os Manchineri, os Jaminawa, os índios isolados e a TI. • Elaboração e Digitalização de mapa dos recursos hídricos.
Resultados
• Digitalização dos mapas elaborados. • Elaboração dos indicativos do Plano de Gestão Ambiental e Territorial da TI Mamoadate. • Documento produzido sobre a gestão do território de cada um dos povos envolvidos
Mecanismos
Nenhum
Instrumento(s)
Etnozoneamento
Bioma(s)
Amazônia
Etnia
Jaminawa Manchineri
Entidade executora
Equipe Técnica SEMA e Consultores
Entidade financiadora
.
Assoc. Indígena(s) envolvida(s)
OCAEJ-Jaminawa; Mapkaha-Manchineri
Comunidades envolvidas
Manchineri: Peri, Jatobá, Santa Cruz, Laranjeira, Água Preta, Alves Rodrigues, Senegal, Cumarú, Lago Novo, Extrema, Colônias. Jaminawa: Betel, Cujubim, Salão, Boca do Mamoadate, Água Boa.
Contato
Palavras-chave
participação da comunidade, gestão ambiental

História

Depoimentos