28 de agosto 2014

RCA prepara curso de formação sobre PNGATI

A oficina de trabalho para elaboração da proposta aconteceu em julho em Brasília-DF.

Participantes da oficina. Foto: Iepé

A Rede de Cooperação Amazônica (RCA), que reúne 12 organizações indígenas e indigenistas que atuam na Amazônia, formulou uma proposta de formação em PNGATI (Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas), tendo como base o Curso Básico de Formação em PNGATI, que vem sendo desenvolvido pela Fundação Nacional do Índio (Funai), Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Instituto de Educação do Brasil (IEB). Nos dias 30 e 31 de julho de 2014, em Brasília (DF), a RCA realizou uma oficina de trabalho sobre a proposta de formação, que contou com a assessoria do IEB e da Coordenação Geral de Gestão Ambiental (CGGAM) da Funai.

A oficina consistiu na adaptação, para o contexto da RCA, da grade curricular do Curso Básico de Formação em PNGATI. As dinâmicas se basearam na sugestão e sistematização de contribuições em termos de estrutura dos módulos, conteúdos, facilitadores/instrutores, materiais didáticos e dinâmicas. No caso da RCA, a Formação estará voltada aos membros das diretorias das organizações indígenas que integram a RCA, e terá início ainda esse ano, com a realização dos dois primeiros módulos, tendo seguimento em 2015.

Durante oficina de trabalho. Foto: Iepé

As organização indígenas que compõem a RCA indicarão membros de suas organizações cuja definição de perfil deve priorizar pessoas com disponibilidade para participar de todos os módulos, que estejam inseridas em espaços públicos de decisão (como em conselhos e comitês), que valorizem os modos de ser de seu povo, que pensem em atuar para o coletivo, estejam envolvidos com a temática da gestão, que sejam bons comunicadores e que também deve levar em consideração a questão de gênero.

O público alvo desse novo curso será composto pelos diretores e membros das seguintes organizações indígenas: Associação do Movimento dos Agentes Agroflorestais Indígenas do Acre – AMAAIC, Associação Terra Indígena Xingu – ATIX, Associação Wyty-Catë dos Povos Timbira do Maranhão e Tocantins, Conselho Indígena de Roraima (CIR), Conselho das Aldeias Wajãpi-APINA, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro-Foirn, Hutukara – Associação Yanomami-HAY e Organização dos Professores Indígenas do Acre-OPIAC.

A oficina foi conduzida pela equipe do IEB (Andreia Bavaresco, Marcela Menezes e Henyo Barreto), que realizará o curso, com apoio do secretário executivo da RCA, Luis Donisete B. Grupioni. Participaram da oficina representantes do Apina (Jawaruwa Wajãpi), ATIX (Managu Tixcão), FOIRN (Renato Matos), Hutukara (Mauricio Yekuana), Wyty Catë (Jonas Gavião), CTI (Conrado Octavio), Iepé (Lucia Szmrecsanyi e Márcia Franceschini, acompanhando pela RCA) e ISA (Cristina Velasquez), além de João Guilherme (Funai- CGGAM).

A primeira etapa do curso está marcada para ocorrer de 13 a 22 de outubro, em Brasília.