29 de maio 2014

PNGATI é debatida durante oficinas de diagnóstico participativo na TI Rio Urubu (AM)

A ação foi realizada entre os dias 23/04 à 09/05 na Terra Indígena (TI) Rio Urubu, município de Itacoatiara, Amazonas.
Participante em dinâmica durante o diagnóstico. Foto: ©Ricardo Luiz S. Costa

A Coordenação Regional de Manaus da Fundação Nacional do Índio, através do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (SEGAT), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia (MPGAP/INPA), realizou entre os dias 23/04 à 09/05, um diagnóstico participativo na Terra Indígena (TI) Rio Urubu, município de Itacoatiara (AM), região do Baixo Amazonas. O objetivo principal da ação foi iniciar a construção de um processo de gestão ambiental e territorial da referida TI, tendo como marco orientador as diretrizes da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

Discussão entre os participantes no dianóstico. Foto: ©Ricardo Luis S. Costa

Foram realizadas quatro oficinas nas aldeias Nova União, Unidos do Cana, Maquira e Taboca Dois que contou com a participação de representantes das outras sete aldeias integrantes da TI. Além disso, foi realizado um levantamento das potencialidades de parcerias entre instituições dos setores público e privado que atuam na região de Itacoatiara com a temática indígena. Durante o evento, também foi feita uma exposição sobre a PNGATI para todas as instituições presentes.

Os indígenas das etnias Mura, Sateré Mawé e Munduruku que habitam essa TI, já homologada, informaram que a realização da oficina foi muito positiva, pois trata-se de um espaço onde podem expressar seus problemas, anseios, potencialidades e expectativas em relação ao tema Gestão Ambiental e Territorial das suas terras. Tendo a PNGATI como referência, eles também foram receptivos às ideias e propostas levantadas e anseiam que essas ações possam ser concretizadas, mantendo a integridade do seu território, frente às ameaças existentes atualmente.

*Com informações da Coordenação Regional de Manaus/Funai